alface
DE SEMENTES DE ALFACE*
JOSÉ LENILTON DE CARVALHO **
KEIGO MINAMI ***
RESUMO
Para determinar o efeito do Ν sobre a qua¬ lidade da semente de alface, foi instala do um experimento no DAH-ESALQ (Piracica¬ ba, SP), consistindo de 4 repetições e 4 tratamentos, 0, 80, 160 e 320 gN/m .
2
Dos resultados, concluiu-se que a aduba¬ ção não afetou a produção de sementes, mas fez aumentar o tamanho (peso) e o vigor delas. 0 tamanho das mudas de sementes maiores e mais vigorosas e maior. Os testes de campo podem complementar os tes¬ tes de laboratório, permitindo avaliar me¬ lhor a qualidade das sementes.
* Entregue para publicação em 06/05/1980
Universidade Federal da Paraíba.
*** Departamento de Agricultura e Horticultura, E.S.A. "Luiz de Queiroz", USP.
INTRODUÇÃO
A utilização de sementes de boa qualidade pode proporcionar acréscimos de 10 a 20% na produtividade de uma boa cultura (DELOUCHE & POTTS, 1974).
A qualidade fisiológica de um lote de sementes compreende uma serie de atributos que determinam o seu valor para a semeadura e dentre eles destacam-se, segundo TOLEDO &
MARCOS FILHO (1977): pureza varietal, pureza física, germina çao, valor cultural, vigor, teor de umidade, presença de patogenos, presença de insetos, uniformidade e peso volumêtrico. Outro atributo pouco citado e o estado nutricional da semente .
Os nutrientes minerais estão envolvidos em todas as fa ses de crescimento e reprodução da planta. Um fornecimento adequado de nutrientes provoca desenvolvimento normal dos te cidos reprodutivos. KOZLOWSKI (1971) cita o nitrogênio como sendo o mais importante nutrientes mineral para crescimento e reprodução da planta. DELOUCHE (1971) encontrou uma relação muito grande entre a fertilidade do solo e adubos aplicados com a qualidade e quantidade de sementes produzidas.
Foi ressaltado por ALTEN e SCHULTE (1942) que o efeito dos fertilizantes pode acarretar diferenças