Modalidades Alternativas
Esporte Alternativo é toda modalidade esportiva amadora que possui pouquíssimo ou nenhum apoio financeiro tanto do poder público como da iniciativa privada, e logo, não se torna auto-sustentável.
Algumas das modalidades esportivas que englobamos nessa categoria são:
- Atletismo
- Badminton
- Beisebol
- Canoagem
- Ciclismo
- Esgrima
- Futebol Americano
- Ginástica
- Golfe
- Halterofilismo
- Hipismo
- Hóquei (no Gelo, In-line e na Grama)
- Jiu-Jitsu
- Karatê
- Levantamento de Peso
- Luta de Braço
- Nado Sincronizado
- Natação
- Patinação (no Gelo e In-line)
- Pólo Aquático
- Powerlifting (Levantamentos Básicos de Peso)
- Remo
- Roller Derby
- Rugby
- Saltos Ornamentais
- Triathlon
- Xadrez
Em um levantamento ainda parcial chegamos ao número mínimo de 25 mil praticantes dessas modalidades esportivas no Estado de São Paulo, e a estimativa da quantidade completa é algo em torno de 100 mil praticantes.
CULTURA
Para sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.
No senso comum, cultura adquire diversos significados: grande conhecimento de determinado assunto, arte, ciência, “fulano de tal tem cultura”.
Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social.
Só o homem possui cultura.
Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida.
Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.
As funções da cultura são: satisfazer as necessidades humanas; limitar normativamente essas necessidades; implica em alguma forma de violação da condição natural do homem. Por exemplo: paletó e gravata são