Resíduos da Rizicultura
COLÉGIO AGRÍCOLA SENADOR CARLOS GOMES DE OLIVEIRA
RESÍDUOS DA RIZICULTURA
Alunos: Adriana Regina Bueno
Jéssica Michalak
Jonathan Malone Vieira
Professora: Anelise Destefani
Araquari, maio de 2008
INTRODUÇÃO
A rizicultura é uma cultura que ainda se encontra em plena expansão, dada sua grande importância econômica para muitos povos, incluindo o Brasil, um dos 10 maiores produtores mundiais do grão.
Alimentando milhões de pessoas todos os dias, é fundamental na dieta de muitas culturas, tendo alto valor nutritivo e prevenindo várias doenças.
Seu processo de cultivo exige grande disponibilidade de água e gera grande quantidade de resíduos, problemas que se não tiverem uma gestão correta, podem se transformar em grandes problemas ambientais. Para solucioná-los, estão se desenvolvendo cada vez mais estudos para a utilização desses materiais alternativos na fabricação de outros materiais, visando uma solução não só ambiental como também lucrativa.
Esse trabalho foi desenvolvido com o intuito de mostrarmos os problemas encontrados no cultivo do arroz, sobretudo causados pelos resíduos gerados no processo de beneficiamento, apresentando possíveis soluções para esses materiais alternativos.
RIZICULTURA
“... Nenhuma outra atividade econômica alimenta tantas pessoas, sustenta tantas famílias, é tão crucial para o desenvolvimento de tantas nações e apresenta mais impacto sobre o nosso meio ambiente. A produção de arroz alimenta quase a metade do planeta todos os dias, fornece a maior parte da renda principal para milhões de habitantes rurais pobres, pode derrubar governos e cobre 11% da terra arável do planeta.”
(Ronald Cantrell, 2002)
Considerado o alimento do pobre, o arroz é alimento fundamental na refeição de várias culturas e seu cultivo é considerado em muitas regiões como sendo de subsistência. A região que mais cultiva e consome o grão é o Extremo Oriente, mas