Manguezal Brasileiro
(Feito através de diversas fontes significativas)
O que é o manguezal?
Manguezal é definido como um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, ou seja, um ecótono, característico de regiões tropicais e subtropicais (praticamente todos os continentes).
No Brasil representam uma área de cerca de 25.000 Km2 ocorrendo em quase todo o litoral brasileiro
A alta salinidade a que está exposto e a pouca oxigenação de seu solo, tornam este ecossistema muito particular com demanda de muito esforço de adaptação de seus componentes vegetais, o que exige por sua vez um alto grau de especialização de sua flora, reduzindo a diversidade vegetal a algumas espécies altamente adaptadas às suas condições especiais, e consequentemente também reduz a diversidade animal.
Ele é lodoso, salino e necessita de uma fraca correnteza, bem como de oscilação da maré. Geralmente localiza-se em três formações geográficas: laguna, baía e estuário.
Por ser um local calmo e protegido, muitas espécies animais utilizam este espaço para reprodução, descanso, alimentação e proteção. Por isso, o manguezal contém grande banco genético, inclusive podendo ser utilizado na recuperação de áreas degradadas.
É comum haver certa confusão entre o uso das palavras "mangue" e "manguezal". Muitos autores afirmam que possivelmente o termo "mangue" provém do malaio "mangi-mangii" (árvore de raiz). Porém as tipologias variam muito de idioma para idioma. No português, parece ser mais adequado utilizar "mangue" para se referir às árvores típicas do ecossistema e "manguezal" para o ecossistema, formado por fatores abióticos e bióticos (incluindo os mangues) e suas relações.
Importância
O fato dos manguezais serem o aparador do mar e o elo de ligação entre este e a terra firme, faz com que recebam riquíssimos compostos orgânicos como restos de folhas, excrementos de animais e sais minerais da própria terra pela força