meio de troca
Definição: Demandar moeda significa possuir moeda manual e/ou depósitos a vista por motivos transacionais e especulativos.
Formato: A existência desses dois motivos leva a divisão da demanda monetária em dois componentes denominados demanda transacional (Mt) e demanda especulativa (Me): (3) Md = Mt + Me 3.1 - Demanda Transacional: A demanda transacional (Mt) refere-se aos meios de pagamento desejados pelos agentes econômicos para realizarem suas transações monetárias. Portanto, proporcional à a renda de cada um, isto é: (4) Mt = kY onde “k” é o coeficiente de proporcionalidade
3.2 - Demanda Especulativa
:A demanda especulativa (Me) refere-se aos recursos financeiros guardados na forme de papel moeda ou depósitos a vista a fim de serem eventualmente convertidos em uma aplicação financeira rentável. Esses recursos estão inversamente relacionados com a taxa de juros nominal (i) pois a taxa de juros é o custo de oportunidade da moeda (que é uma aplicação financeira rentabilidade nula). (5) Me = Mo + mi onde “m” é a propensão a investir especulativamente e “Mo” representa o efeito de outros determinantes dos recursos especulativos, tais como a riqueza financeira dos agentes econômicos.
Enquanto meio de troca, a moeda começa a afetar o sistema econômico. Para realizar as trocas, para poder comprar, os indivíduos devem ter moeda. Neste sentido, porém, os indivíduos não demandariam, não reteriam moeda por ela mesma, mas pelos bens que ela pode adquirir. Esta é chamada de demanda de moeda por motivo transacional.
Teoria Quantitativa da Moeda: MV = PY
M = quantidade de moeda;
V = velocidade de circulação da moeda;
P = nível absoluto de preços;
Y = quantidade de produto (produto real)
A velocidade de circulação
A demanda de moeda ocorre por três motivos básicos:
A )