Membrana plasmática e trocas com o meio
CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL
Disciplina: BIOLOGIA PESQUISA Professor (a): ROSÂNGELA
NOME: MIGUEL HENRIQUE GENTINE DE SOUSA
NOTA: / 1,0
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE FERNANDÓPOLIS – FEF
CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL
Disciplina: BIOLOGIA PESQUISA Professor (a): ROSÂNGELA
NOME: MIGUEL HENRIQUE GENTINE DE SOUSA
NOTA: / 1,0
1.0 Descreva detalhadamente a composição e a estrutura da “membrana plasmática”.
A membrana plasmática é constituída de: carboidratos, glicolipídios, lipídios e proteínas, mais abundantes da membrana plasmática, porém os componentes que são abundantes são os: fosfolipídios, colesterol e proteínas.
Sua estrutura é a base de lipídios e proteínas, Ela tem uma bicamada de fosfolipídios, uma voltada para o meio externo e outra para o meio interno. Parte desses fosfolipídios é hidrófila ou hidrofílica, ou seja, tem afinidade por água. Já a parte mais interna da membrana não interage com água, pois não possui afinidade por ela, e é chamada hidrofóbica.
2.0 Diferencie transporte passivo e ativo. Dê exemplos.
Transporte passivo:
O transporte passivo ou difusão facilitada ocorre quando as proteínas de transporte operam para importar moléculas específicas para dentro da célula, orientadas somente por um gradiente de concentração. Exemplo: temos as trocas gasosas nas hemácias ou glóbulos vermelhos.
Transporte Ativo:
O transporte ativo ocorre contra um gradiente de concentração e é mediado por carreadoras, chamadas de bombas. A atividade bombeadora consome energia (ATP).
A diferença é que no transporte passivo para o transporte de moléculas necessárias à célula se dá sem gasto de energia. Já o transporte ativo, para se transferir essas moléculas é necessário o gasto de energia, que no caso é o ATP.
3.0 Conceitue em poucas palavras,