engenharia
CURSO TÉCNICO DE MECANICA
Transmissão por correias
DISCIPLINA: Elementos de maquinas
Polias
Polias são elementos mecânicos circulares, com ou sem canais periféricos, acopladas a eixos motores e movidas por máquinas e equipamentos. Para uma polia funcionar é necessário a presença de vínculos chamados correias. Quando em funcionamento, polias e correias podem transferir ou transformar movimentos de um ponto para outro da máquina. Sempre haverá transferência de força.
Os materiais que se empregam para a construção das polias são: ferro fundido (o mais utilizado), aços, ligas leves e materiais sintéticos. A superfície da polia não deve apresentar porosidade, pois, do contrário, a correia irá se desgastar rapidamente.
Correias
Correias são elementos de máquinas que tem por função fazer o vínculo entre duas polias e transmitir forca e movimento através do atrito com a polia.
Os materiais empregados na fabricação das correias são os seguintes: borracha; couro; materiais fibrosos e sintéticos à base de algodão; viscose; perlon; náilon e materiais combinados à base de couro e sintéticos. A grande maioria das correias utilizadas em máquinas industriais são aquelas constituídas de borracha e revestidas de lona. Essas correias apresentam cordonéis vulcanizados em seu interior para suportarem as forças de tração.
Estudo cinemático
A cinemática é à parte da mecânica que estuda o movimento dos corpos sem se preocupar com as suas causas, ou seja, somente se preocupa com os efeitos. A cinemática descreve a posição, a velocidade e a aceleração dos corpos em cada instante do movimento.
A mudança de posição dos corpos ao longo do tempo acaba por definir trajetórias do movimento.
As relações da cinemática de maior uso prático são aquelas dadas para trajetórias retilíneas e circulares, notadamente as do movimento retilíneo