Membrana plasma
As membranas celulares não são simples fronteiras inerentes que compartimentam a célula, e sim estruturas que exercem atividades complexas, como as seguintes:
a) Constituem verdadeiras barreiras permeáveis seletivas que controlam a passagem de íons e de pequenas moléculas, isto é, solutos. Assim, a permeabilidade seletiva das membranas impede a troca indiscriminada dos componentes das organelas entre si e dos componentes extracelulares com aqueles da célula.
b) Provêm o suporte físico para a atividade ordenada das enzimas nelas contidas.
c) Através da formação de pequenas vesículas transportadoras possibilitam o deslocamento de substâncias pelo citoplasma.
d) A membrana plasmática participa dos processos de endocitose e de exocitose. No primeiro, a célula incorpora substâncias do meio externo, e no segundo realiza secreção.
e) Na membrana plasmática, existem moléculas que possibilitam o reconhecimento e a adesão entre si e com os componentes da matriz extracelular.
f) A membrana plasmática possui receptores que interagem especificamente com moléculas provenientes do meio externo, como hormônios, neurotransmissores, fatores de crescimento e outros indutores químicos. A partir de tais receptores, são desencadeados sinais que são transmitidos pelo interior da célula, cujas primeiras reações ocorrem próximas ao receptor, em geral na própria membrana plasmática.
5.3.1 Especializações da membrana plasmática As células, nos organismos