evangelismo
A palavra "evangelista" provém da palavra εὐάγγελος ("eu-angelos"), do grego koiné, que significa "boas novas" ou "boas notícias" e que também serve de base para o nome dos quatro primeiros livros do Novo Testamento bíblico chamados "Evangelhos". Por essa causa, os autores destes quatro livros são denominados evangelistas - Mateus, Marcos, Lucas e João. Ainda que seja provável que o termo tenha ganho seu extenso uso devido aos Evangelhos e seus autores, considera-se, contudo, que a evangelização no âmbito do cristianismo tenha se iniciado com o ministério de Jesus Cristo, que, fazendo discípulos e instruindo-os segundo a sua doutrina, os preparou para espalhar a sua mensagem religiosa, tendo ele mesmo pregado essa mensagem durante o seu tempo de ministério, segundo prega a fé cristã. Jesus incumbiu aos Seus discípulos a missão de evangelizar o mundo inteiro. Isto é, a todo o ser humano devia ser comunicado o evangelho da salvação.
Contudo, estamos conscientes de que esta é uma tarefa que ultrapassa os limites da capacidade humana. Só poderá ser levada a cabo com êxito se, à partida, nela estiver presente o poder do Espírito Santo e o nosso coração estiver receptivo à Sua poderosa influência.
Temos a certeza de que nenhuma obra poderá ser bem sucedida, a menos que nela haja um processo de organização bem definido e estruturado, bem como uma linha de acção clara e objectiva para todos os intervenientes.
Assim sendo, este instrumento de trabalho foi concebido para ser utilizado por todos aqueles que irão