Serviço Social
INTRODUÇÃO ............................................................................................... 3
DESENVOLVIMENTO .................................................................................... 4
CONCLUSÃO ................................................................................................. 8
REFERÊNCIAS ..................................................................................................... 9
1 INTRODUÇÃO
Política Social, esta é uma expressão muito publicada no meio político em especial em períodos eleitorais. É consequência de diversas lutas e movimentos sociais e trabalhistas que vêm ocorrendo desde o século XX. É entendida como forma para minimizar as marcas do capitalismo representadas pela exploração da força de trabalho e pelo acúmulo de renda.
Essas marcas influenciaram diretamente na organização do cenário econômico, político e social do país que foi se moldando a partir das transições ocorridas na relação existente ente o capital x trabalho. Onde foram protagonizadas diversas lutas em busca de um governo mais justo que garantisse os direitos sociais dos indivíduos e lhes desse liberdade de exprimir seus pensamentos e anseios.
Em meio a essa busca por um país mais democrático e justo, destaca-se o período compreendido a partir do Século XX até a promulgação da Constituição Federal de 1988, incluindo alguns presidentes que marcaram a história e a profissão de Serviço Social, peça fundamental para todo esse processo.
2 DESENVOLVIMENTO
A política social no Brasil, mesmo tendo sido originada da luta dos trabalhadores por seus direitos, tem caráter contraditório, pois, muitas vezes, privilegia/beneficia os detentores dos meios de produção, cujos empregados são subordinados, com atitudes paliativas (assistencialistas) que minimizam os