Mei e eireli
MEI
Se ouve falar sobre empreendedor individual, mas muitos ainda não sabem o que significa e acabam não aproveitando as vantagens de se tornar um empreendedor individual. Trabalhar na ilegalidade gera diversas desvantagens e faz com que o pequeno empresário perca várias oportunidades de negócios. Lógico que não é qualquer empreendedor que pode legalizar-se desta forma, pois para ser um empreendedor individual existem algumas condições.
O empreendedor individual é alguém que trabalha por conta própria e pode legalizar-se como pequeno empresário. O faturamento deve ser de até R$36.000,00 por ano e o proprietário não pode ter nenhuma outra empresa, nem mesmo uma participação como sócio, além de ter um empregado contratado legalmente que receba um salário mínimo ao menos. Existe uma grande variedade de atividades que dão direito ao título de empreendedor individual. Atualmente totalizam 439 categorias de trabalhadores. Dentre elas estão: açougueiro, comerciantes de diversos tipos, artesãos, carpinteiro, editor, digitador, fabricantes, instaladores, locadores, etc.
Se a pessoa atende a todas as exigências para ser um empreendedor individual deve formalizar-se através do Portal do Empreendedor de forma gratuita. Após isso, o empreendedor já receberá o CNPJ e número de inscrição, sem precisar enviar nenhum documento à Junta