medo da mudança
O presente trabalho acadêmico esclarecera para os alunos de administração algumas questões que envolvem a mudança no meio empresarial e social. Tem o intuito também de leva-los a realizarem as devidas reflexões sobre o medo. Seja medo de falar em público, medo de se expressar, medo de chamar a responsabilidade para se, medo de pedir ajudar, medo de expor suas ideias, medo ser líder, medo de não ser aceito, enfim, qualquer situação de medo que o homem possa ter. Contudo, o principal tipo de medo que será esclarecido com o desenvolver do texto será o medo do processo de mudança.
Será enfatizado questões pessoais, empresarias, históricas e globais para uma melhor compreensão da tese que será defendida.
Abrangendo questões pessoais e empresarias será de muita utilidade o esclarecimento da atuação dos líderes e das motivações para a aceitação e compreensão dos processos de mudança que as organizações veem enfrentado na era da globalização, além do mais, será também citados exemplos sobre o tema abordado.
1.1 Liderança e motivação
Liderança e motivação no processo de mudança, são os aspectos principais para coordenar tal acontecimento. Porque?
O papel da liderança nas horas de mudanças é crucial, pois o líder tem como finalidade mostra para seus colaboradores os novos caminhos que serão trilhados. O líder fica a cargo de motivar e mostrar para seus colaboradores que as mudanças que serão realizadas são de fundamental importância para a empresa e para eles mesmo. Os colaboradores são as partes operacionais das organizações, entretanto, eles não se resumem só a isso. Os colaboradores são os motores das organizações e todo o colaborador tem uma fatia da responsabilidade do rumo que a empresa toma, pois é ele que colocam em pratica os planos elaborados pelos superiores. Então, antes de qualquer movimento de mudança o líder, se liderar em uma organização que possui respeito com os seus colaboradores, tem que comunica-los sobre as novas diretrizes