Medição do pH de diferentes metodos
Os ácidos e bases estão presentes na vida diária na forma de frutas, sucos, agentes domésticos de limpeza, entre outros. Ácidos são compostos que podem doar prótons, e bases são compostos que podem aceitar prótons, segundo a teoria de Brönsted-Lowry.
Na teoria de Brönsted-Lowry toda reação ácido-base dá origem ao par ácido-base conjugado.
Para medir a força de um ácido em solução aquosa ácida ou básica, foi introduzida a escala de pH por P. L. Sorensen: pH = - log [H3O+]
A escala mostra que valores de pH:
[H3O+ 1x10] -7, pH = solução ácida.
[H3O+ 1x10] -7, pH = solução básica.
[H3O+] = 1x10-7, pH = solução neutra.
Escala de pH
O pH de uma solução pode ser conveniente medido por aparelhos chamados pHmetros, bastando introduzir os eletrodos do pHmetro na solução a ser analisada e fazer a leitura do pH.
O pH de uma solução também pode ser obtido, de uma maneira menos precisa, usando-se o papel indicador de pH. O papel indicador é impregnado com compostos orgânicos que mudam sua cor conforme o pH da solução. A cor mostrada pelo indicador é então comparada com uma escala de combinações fornecidas pelo fabricante.
Indicadores Ácido-Base
Outra propriedade simples dos ácidos e das bases é a capacidade de provocar mudanças de cores em certos corantes. Esses corantes são comuns em materiais de origem natural, como a cor de chás, o suco de repolho roxo, etc.
O tornassol é um indicador ácido-base comum em laboratórios. Este corante, produzido por certas espécies de liquens, é vermelho em solução básica e azul em soluções ácidas.
A fenolftaleína, outro indicador ácido-base de laboratório, é incolor em soluções ácidas e rosa em soluções básicas.
Objetivos:
Realizar a medição de pH de várias soluções distintas com a utilização de papel tornassol azul e vermelho, papel indicador universal, papel indicador de quatro faixas e pHmetro.
Processo Experimental:
Materiais e Reagentes:
1. Acetato de sódio 0,1 M;
2. Ácido acético 0,1 M;
3. Bicarbonato