INDICADORES E MÉTODOS DE MEDIÇÃO DE PH
FABIO ROBERTO SCAPIM ROSSATO
FERNANDA GAVA CAVALARI
JOSÉ AUGUSTO FOLEISS SORIANI
INDICADORES E MÉTODOS DE MEDIÇÃO DE PH
AGRO11A
Londrina
2015
ANDRÉ INOCENTE
FABIO ROBERTO SCAPIM ROSSATO
FERNANDA GAVA CAVALARI
JOSÉ AUGUSTO FOLEISS SORIANI
INDICADORES E MÉTODOS DE MEDIÇÃO DE PH
Trabalho apresentado à disciplina de Química. Professora Mirian Maiola.
Londrina
2015
INTRODUÇÃO
O Potencial Hidrogeniônico (pH) consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.
As substâncias em geral, podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH , sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.
Os valores de pH variam de 0 a 14 e podem ser medidos através de um aparelho chamado phmetro, mas podemos medir o pH com o uso de indicadores. Os indicadores são uma substância que revela a presença de íons hidrogênio livres em uma solução, ele muda de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução, ou seja, do pH.
O pH pode ser classificado de 0 a 7 = soluções ácidas; 7 = soluções neutras e de 7 a 14 = soluções básicas ou alcalinas
OBJETIVO
Indicadores de pH são substâncias capazes de mudar de cor dependendo das características físico-químicas da solução na qual estão contidas, em função de diversos fatores. Uma das maneiras usadas para detectar a concentração hidrogeniônica baseia-se na variação de cor de algumas substâncias chamadas de indicadores. Assim como temos o phmetro para ter a medida mais precisa do pH. A partir disso, o objetivo da aula foi utilizar os métodos de medição e indicadores de pH para identificar ácidos e bases com pouca e muita precisão.
EXPERIMENTO 1 – INDICADORES DE pH VISUAIS
MATERIAIS
22 tubos de ensaio;
1