Relatório Medidas e instrumentação
CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS
DIANY PEDROSO ROSS
GÉCICA CARDOSO BELLETTINI RAMON BORGES FERNANDES
RODOLFO BENEDETTO
TIARÊ GIULIANA SANTIBÁÑES
SEPARAÇÃO DE MISTURAS
CRICIÚMA, MAIO DE 2014.
DIANY PEDROSO ROSS
GÉCICA CARDOSO BELLETTINI
RAMON BORGES FERNANDES
RODOLFO BENEDETTO
TIARÊ GIULIANA SANTIBÁÑES
SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Relatório solicitado à Turma 2 da disciplina de Física Experimental I.
Orientador: Prof. Rogê Assis Lima
CRICIÚMA, MAIO DE 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Durante toda a sua história, a física sempre tratou-se de obtenção, análise e apresentação de dados. Mas para tanto, deve-se compreender a necessidade de precisão em cada situação e a correta interpretação dos dados.
Em cada situação existem inúmeros fatores que podem levar a erros, desde falhas na instrumentação até erros de cálculo, passando ainda pelas falhas humanas e diferentes sistemas de medida. Para tanto, foram criados variados métodos científicos e matemáticos de obtenção e tratamento de dados, na tentativa de eliminar, quando possível, esses erros.
Este relatório visa demonstrar de forma clara e concisa a importância destes métodos, utilizando para esse fim os dados experimentais obtidos nas aulas práticas. Demonstrando assim a variação do dados e como trata-los de forma cientificamente adequada.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Instrumentação
2.1.1 Becker
É um instrumento laboratorial com diversos fins. Utilizado desde o transporte de substancias, até reações químicas. Pode ser aquecido, ou utilizado em alguns processos de separação de misturas. Apresenta a forma de um tubo cilíndrico largo, com um bico para desejo, além de marcas graduadas. A graduação e o tamanho são variáveis.
2.1.3 Proveta
É um tubo cilíndrico vertical com graduação em uma das