Relatorio de instrumentação para medidas dimensionais
FACULDADE DE ENGENHARIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ENERGIA
Prof° Robson Leal da Silva, Dr. Eng.
Relatório de aula prática 1: Instrumentos para medidas dimensionais.
Graduandos:
André Monteiro
Guilherme Bertechini
Ricardo Parizatti
3° SEMESTRE
Dourados/MS - 2012
Resumo
Neste relatório utilizaremos variós equipamentos métricos para avaliar suas respectivas precisões e os erros, pois estamos lidando com a incerteza . A incerteza de medição é a dúvida quanto ao resultado ao efetuar uma medição. Nenhuma medição pode ser realizada sem que existam erros associados, devidos a imperfeição do instrumento, ao operador e ao procedimento utilizado. Portanto, alguma dúvida ainda existe quando efetuamos uma medição. Em certos tipos de medição, onde há grande preocupação para com o resultado (medições críticas) é necessário avaliar a incerteza de medição. Para tanto, é utilizado um documento internacional denominado “Guia para Expressão da Incerteza de Medição”. Este guia foi traduzido e é distribuído no Brasil pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
Não confundir incerteza de medição com tolerância. Tolerância é uma característica construtiva determinada no projeto de uma peça. È aquilo que queremos. Incerteza de medição é uma dúvida, um valor duvidoso que não desejamos, mas que está sempre presente.
CALIBRAÇÃO: Conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões.
Sumário
Introdução.......................................................................................................05