Entrada Sem Capacitor
Saída sem capacitor
Entrada com capacitor (1μF)
Saída com Capacitor (1μF)
Entrada com Capacitor (10μF)
Saída com Capacitor (10μF)
Entrada com Capacitor (100μF)
Saída com Capacitor (100μF)
Entrada com capacitor (470μF)
Saída com Capacitor (470μF)
Introdução O presente trabalho referente a análise de circuitos propostos pelo docente no âmbito da cadeira de Laboratório de Electrónica e Experimentação I, apresenta circuitos e gráficos com valores obtidos através da experiência feita no respectivo circuito.
O osciloscópio é um instrumento de medida eletrônico que cria um gráfico bi-dimensional visível de uma ou mais diferenças de potencial. o osciloscópio desenha repetidamente uma linha horizontal chamada de traço através do meio da tela da esquerda para a direita. Capacitor é um dispositivo que tem por finalidade armazenar energia elétrica.
Objectivos da experiência
Conhecer o osciloscópio e sua funcionalidade.
Analisar gráficos
Material Utilizado
Para realização da prática foram necessários os seguintes componentes:
Terra ou shassis
Fontes de alimentação (bateria)
Resistências
Capacitores polarizados
Transformadores
Potenciómetros
Diodos
Diodos Zener
Transístor NPN
Voltímetros
Amperímetros
Osciloscópio
Conclusão
Durante o trabalho pude observar que no circuito sem capacitor, o osciloscópio exibe um sinal à entrada que é o mesmo que é emitido pela fonte de tensão. A saída, após passar pelo diodo, apenas uma parte do sinal continua em forma de onda e o restante na forma continua.
Os capacitores são capazes de converter a corrente alternada em uma corrente continua, por isso, quando são associados ao diodo são capazes de tornar a corrente alternada numa corrente totalmente continua. Quanto maior for o valor do capacitor, maior será a capacidade de rectificação.
UNIVERSIDADE POLITÉCNICA
A POLITÉCNICA
Curso: Engenharia Informática e