circuitos com diodo
- Multiplicadores de Tensão
Uma etapa importante das fontes de alimentação, inversores, geradores de tensões muito altas (MAT), eletrificadores e outros equipamentos é a que faz a retificação e eventualmente a multiplicação da tensão, para que ela atinja valores mais elevados do que os disponíveis na aplicação. Para alterar uma tensão, multiplicando-a por valores diversos existem diversas configurações que são muito úteis. São os dobradores, triplicadores, quadruplicadores ou multiplicadores por n de tensões, de que trataremos neste artigo. No meu livro "Fontes de Alimentação" o leitor encontrar mais sobre o assunto, inclusive circuitos práticos.
Para se obter uma tensão contínua maior do que o valor de pico de uma tensão alternada a partir de um processo de retificação e filtragem existem diversas soluções práticas. Na verdade, podemos multiplicar tensões alternadas, obtendo tensões contínuas de valores muito mais altos usando apenas componentes passivos como diodos e capacitores. As configurações de dobradores, triplicadores ou ainda multiplicadores por qualquer fator inteiro positivo são bastante comuns em fontes de alimentação de muitos aparelhos eletrônicos. Para o leitor que deseja fazer uso destas configurações, damos algumas delas a seguir. Observamos que estes circuitos são basicamente criados para operar na rede de 60 Hz, no entanto, também podem operar com frequências mais altas, caso em que os capacitores podem ter seus valores reduzidos proporcionalmente.
1. Dobrador de tensão convencional, essa configuração é mostrada na figura 1, usando dois diodos e dois capacitores. Figura 1- Dobrador de tensão convencional.
As tensões de trabalho dos capacitores devem ser no mínimo o valor de pico da tensão de entrada. O valores de Rs e Rc são bastante baixos servindo normalmente para limitar os surtos de corrente no momento em que o circuito é ligado, encontrando os capacitores descarregados. Uma corrente muito intensa neste momento