Circuitos Digitais a Diodo
TET - Departamento de Engenharia de Telecomunicações
Eletrônica l
Laboratório I
Circuitos Digitais a Diodo
2º semestre de 2014
Objetivo
O objetivo é realizar a caracterização dos circuitos em tabelas verdades, ou seja tabelas com combinações binárias e identificar qual a função lógica correspondente ao circuitos e como o diodo se comporta.
Experimento Os circuitos ilustrados abaixo foram montado experimentalmente em uma protoboard. Inicialmente apenas a chaves S1 e S2 foram alteradas, baseando se em uma tabela verdade, considerando que quando a chave estava fechada seu nível lógico é 0 e quando a chave estava aberta e carregada com uma tensão de 5V seu nível lógico é 1. Após medirmos as tensões de saída com as combinações possíveis, utilizando um multímetro, os resistores foram alterados para observarmos como o diodo se comportaria com tais alterações. O mesmo foi feito para o circuito 2.
É importante ressaltar que o valor experimental do resistor R1 e R4 é de 10,1k enquanto o resistor R2 e R3 é de 2,1k.
Resultados
Observaremos primeiro o circuito 1, alterando apenas as chaves S1 e S2 de acordo com a tabela verdade, foi medido experimentalmente o seguintes valores:
Chave
S1
Chave
S2
Valor
Medido
Nível
Lógico
0
0
0.50
0
0
1
4.30
1
1
0
4.20
1
1
1
4.20
1
Tabela 1:Circuito 1
A primeira combinação considera as chaves S1 e S2 abertas, logo o diodo se comporta como um circuito aberto em ambos os casos.
Na combinação seguinte a chave S1 esta aberta, o diodo continua se comportando como um circuito aberto, enquanto a chave S2 está fechada, nesse caso a tensão em cima do diodo passa a ser de 5V no lado positivo e de 5V no lado negativo logo o diodo se comportará como um curto circuito.
No terceiro caso S1 esta fechada e S2 aberta logo o comportamento será o mesmo do caso anterior.
Na ultima combinação tanto a chave S1 quanto a chave