Portas logicas
UFMT
Relatório 01 - Portas logicas e Componentes eletrônicos
Professora: Lívia
Aluno: Elton Jorge Sena Afiune
Introdução
As portas logicas são elementos básicos na montagem de circuitos digitais. Apesar de que sua aplicação esteja diminuindo pelo uso de circuitos com escalas de integração maiores, mas ainda é importante começar o estudo de circuitos digitais com as portas mais simples. O objetivo da presente experiência é apresentar circuitos eletrônicos digitais e a maneira de projetar circuitos com operações lógicas. Além disso, os testes implementados no decorrer desta experiência colaboram para que os conceitos fundamentais dos assuntos abordados sejam mais facilmente absorvidos.
Revisão Bibliográfica
Portas lógicas ou circuitos lógicos, são dispositivos que operam um ou mais sinais lógicos de entrada para produzir uma e somente uma saída, dependente da função implementada no circuito. São geralmente usadas em circuitos eletrônicos, por causa das situações que os sinais deste tipo de circuito podem apresentar: presença de sinal, ou "1"; e ausência de sinal, ou "0". As situações "Verdadeira" e "Falsa" são estudadas na Lógica Matemática ou Lógica de Boole; origem do nome destas portas. O comportamento das portas lógicas é conhecido pela tabela verdade que apresenta os estados lógicos das entradas e das saídas.
Tipos de portas logicas
AND (E) também é chamada de conjunção lógica é uma operação lógica em dois operados que resulta em um valor lógico verdadeiro se e somente se todos os operados tem um valor verdadeiro. Equivale a uma multiplicação. Supondo que essa porta lógica tem duas entradas e que em uma entrada A está um bit em nível lógico alto e na outra entrada B um bit em nível lógico baixo, assim: 1 -> A e 0 -> B. A saída S será um bit em nível lógico baixo pois, 1 x 0 = 0, logo S = 0. OR (OU) também é chamada de disjunção lógica é uma operação lógica em dois operandos que resulta em um