portas logicas
Ferreira, George Boole, matemático nascido na Inglaterra em 1815, publicou um livro - The Mathematical Analysis of Logic - que introduziu os conceitos de lógica simbólica “demonstrando que a lógica podia ser representada através de equações algébricas”.
A álgebra de Boole, não teve muita utilização prática até 1937 quando A. Nakashima fez a primeira aplicação à analise de circuitos por relés, porém não foi bem sucedida. Em 1938 Claude E. Shannon aplicou a álgebra de boole na análise de circuitos relés que baseou o desenvolvimento da teoria dos interruptores. (Daghlian, 1996)
A Álgebra de Boole tem grande aplicabilidade nos dias de hoje visto que é utilizada em computadores em processamento automático de dados, celulares, codificação como senha de bancos, entre outros.
A seguir vamos estudar os conceitos e sua aplicabilidade em.Lógica sequencial, no funcionamento de um cadeado eletrônico.
2- CONCEITOS
De acordo com Oliveira, (2006, p. 1) a principal diferença entre a matemática convencional e a álgebra booleana é que as varáveis booleanas podem permitir apenas dois valores possíveis: 0 e 1 que pode representar um terminal de saída e entrada. Para o nível lógico 0 deve-se ler: aberto, não, desligado ou falso, já para 1, lê-se: fechado, sim, ligado ou verdadeiro.
Proposições na álgebra booleana representam as variáveis e a tabela verdade é um mecanismo para mostrar as combinações ou possibilidades de determinada quantidade de proposições possíveis e mostra a saída de acordo com a combinação ou lógica implementada. Oliveira, (2006, p. 1 apud Salmon, 1993).
Exemplo de tabela verdade com duas proposições:
p q p.q
0 0 0
0 1 0
1 0 0
1 1 1
No caso da