Circuito com diodos
O Limitador retira tensões do sinal acima ou abaixo de um dado nível. Isto é útil não só para variar a forma do sinal mas também para proteger os circuitos que recebem o sinal.
Proteção contra tensão excessiva.
Na circuito abaixo é usado para proteger a carga de uma tensão excessiva. É usado um diodo 1N914 que protege a carga (saída), contra tensões de entrada excessivamente grandes. O 1N914 conduz quando a entrada excede +5,7. Dessa forma uma tensão excessiva de entrada, nunca atinge a carga, porque o diodo ceifa em +5,7 V quando a tensão de entrada passa esse nível.
[pic]
Multiplicador de Tensão
Um multiplicador de tensão é formado por dois ou mais retificadores de pico que produzem uma tensão cc igual a um múltiplo da tensão de pico de entrada. Estas fontes de alimentação são usadas em dispositivos de alta tensão/baixa corrente como os tubos de raios catódicos (os tubos de imagem os receptores de TV, os osciloscópios, e as telas de computadores).
Dobrador de Tensão de meia-onda
A circuito abaixo apresenta um dobrador de tensão. No pico do semiciclo negativo, D1 está polarizado diretamente e D2 está reversamente. Idealmente isto faz que C1 se carregue até a tensão de pico Vp. No pico do semiciclo positivo, D1 está reversamente polarizado e D2 diretamente. Pelo fato da fonte e C1 estarem em série, C2 será igual a 2 Vp. O circuito é chamado de meia onda porque o capacitor de saída C2 se carrega somente uma vez durante cada ciclo. Para um dado transformador, você pode obter duas vezes mais tensão de saída do que se consegue de um retificador de pico padrão. Isto é útil quando se tenta produzir altas tensões. Porque? Porque tensões mais altas no secundário implicam transformadores maiores.
[pic]
Eletrônica Analógica
Circuitos com Diodos
Aluno : nº 14
Turma: