Transdutores de temperatura – termopar
Transdutores de Temperatura – TERMOPAR
1. Objectivos.
Estudo das características de um termopar do tipo K.
2. Introdução.
O termopar é um transdutor usado para medir temperatura. Este consiste na união de dois metais diferentes que quando expostos a uma dada temperatura produzem uma tensão muito pequena, isto é, quando se faz uma junção de dois materiais metálicos diferentes, a diferença de temperatura entre esta junção e a outra extremidade gera uma f.e.m. proporcional à variação da temperatura (efeito de Seebeck). A união entre os dois metais é chamada de junção quente e aoutra extremidade é a junção fria ou de referência.
Usando o efeito de Seebeck, a medição de uma temperatura pode ser sempre efectuada desde que se conheça a temperatura da junção de referência e a correlação f.e.m. versus temperatura. Esta correlação é dada por tabelas relativas a cada tipo de termopar, no entanto, os valores fornecidos por estas tabelas são relativos a medições efectuadas com a temperatura da junção de referência igual 0ºC, se a medição que estivermos a efectuar tiver como referência outra temperatura qualquer é necessário efectuar a compensação da junção fria.
1
Relatório do Trabalho Prático nº 3 de Instrumentação
Transdutores de Temperatura – TERMOPAR
3. Material Utilizado.
4.
Módulo controlador de temperatura e condicionador de sinal G10A.
Estufa com duas termoresistências do tipo Pt100 e um termopar do tipok. Fonte de alimentação simétrica e estabilizada.
Três Multímetros digitais com, pelo menos, 3½ dígitos.
Procedimento experimental.
Ligar o termopar em ensaio aos terminais de um voltímetro, e o RTD auxiliar aos terminais 3, 2 e 1 (cor distinta dos restantes) do controlador de temperatura, Módulo G10A.
Ligar, também, o RTD padrão aos terminais de um Ohmímetro
(condutores de cor distinta).
Alimentar o Módulo G10A com tensões