Termopares
2 – INTRODUÇÃO
pág. 2
3 – DESENVOLVIMENTO
pág. 3
3.1 – TRANSDUTORES
pág. 3
3.2 – TERMOPARES
pág. 5
3.3 – EFEITO THOMSON
pág.12
3.4 – EFEITO SEEBECK
pág.13
3.5 – EFEITO PELTIER
pág.15
3.6 – EFEITO JOULE
pág.16
4 – BIBLIOGRAFIA
pág.17
1
2 – INTRODUÇÃO
Transdutores são dispositivos responsáveis pela transformção de sinais físicos em sinais elétricos por meio de sensores, esses dispositivos são fundamentais em uma grande variedade de aplicações por fazerem a ponte entre as máquinas e o ambiente externo por meio de informações como pressão, temperatura, luminosidade, entre outros. Um tipo particularmente interessante de transdutores são os termopares, que se valem de efeitos termoelétricos que acontecem em qualquer circuito composto por dois fios de materiais diferentes para registrar com versatilidade e precisão a temperatura nas mais diferentes atmosferas.
Neste trabalho, o funcionamento e a montagem dos circuitos termopares, bem como os efeitos físicos que permitem seu funcionamento foram estudados a fundo para permitir melhor compreensão e domínio sobre esse dispositivos.
2
3 – DESENVOLVIMENTO
3.1 – TRANSDUTORES
Há algumas formas de leituras de sinais. Uma delas é atráves de trandutores. Os transdutores são elementos (dispositivos) que capta o sinal físico de um fenômeno na natureza e converte em outro sinal físico. Ou seja, ambos os sinais são correlacionados.
Diretamente ou inversamente proporcionais. Assim o transdutor recebe um estímulo e tranforma numa resposta. A audição e visão por exemplo são transdutores humanos.
De certa forma, pode-se separar os transdutores em etapas de funcionamento:
•
Transdutores sensores: Transformam os dados recebidos para ser processado porteriormente. •
Transdutores Atuadores:
•
Transdutores Conversores: Convertem ou tranferem a energia recebida entre dois sistemas
Mudam as variáveis do processo atual.
Os