Termopares
ESCOLA POLITÉCNICA
ENGENHARIA MECÂNICA - 6º PERÍODO/NOTURNO
SEMINÁRIO II - Termopares
Alunos
Bianca Fagundes
Lucas Matheus Marcondes dos Santos
Robson Bassanesi
CURITIBA
17 de novembro de 2014
1 . RESUMO O presente trabalho tem como principal objetivo a obtenção de conhecimento sobre os sensores de temperatura conhecidos como termopares.Para a realização do mesmo foram necessárias o cumprimento de algumas etapas, bem como o estudo que objetivava compreender o funcionamento desse dispositivo de medição de temperatura e suas aplicações, entre esses o conhecimento de alguns conceitos básicos de efeitos físicos, importantes para o entendimento de seu funcionamento. Para o processo de metodologia e obtenção de resultados foi necessário estabelecer contatos com três fabricantes, para que assim fosse possível a concepção de quadros comparativos entre os mesmos com as respectivas especificações de cada dispositivo pesquisado. Em virtude dos valores encontrados, nota-se que há uma certa divergência entre os valores deparados na pratica. Deste modo pretende-se originar um certificado de calibração que visa minimizar os erros gerados ao se realizar medições.
2. INTRODUÇÃO O sensor de medição de temperatura conhecido como termopar, é constituído de dois fios elétricos compostos de materiais distintos, que estão ligados pelas suas extremidades.Esse fenômeno de junção de dois metais que gera uma tensão elétrica entre eles em função de sua temperatura, foi descoberto pelo físico Thomas Seebeck em 1822, sendo conhecido como "Efeito Seebeck".
Efeito Seebeck: Thomas Seebeck descobriu que em um circuito fechado, formado por dois materiais condutores (no caso metais) diferentes, A e B (conforme Figura 1), ocorre a circulação de uma corrente consequente da diferença de temperatura entre a junção dos dois materiais.
Figura 1: Desenho esquemático do circuito fechado