A relação das pessoas com os telemoveis
Joana Rodrigues
Maia
Novembro- 2012
Identificação do fenómeno em análise:
No âmbito da disciplina de Sociologia, o grupo propôs-se realizar um trabalho subordinado ao tema: “A relação das pessoas com os telemóveis”.
Os anos 90 testemunharam o desenvolvimento de um fenómeno novo nas telecomunicações: a popularidade crescente dos telemóveis.
Os telemóveis não são propriamente um fenómeno novo, mas é recente a tecnologia que os tem transformado num fenómeno global. Os telemóveis designados de “primeira geração” foram os primeiros a demonstrar a possibilidade de conjugar comunicação e mobilidade.
Com o passar do tempo e como a tecnologia raramente estagna surge a “terceira geração”. Esta veio anunciar a era da “internet sem fios” e permitiu que os utilizadores pudessem aceder a internet através do seu telemóvel para movimentar contas bancárias ou mesmo para ver o jornal diário.
Hoje em dia, o uso desta ferramenta, tornou-se de tal forma importante, que é impensável para a maioria das pessoas abdicarem do telemóvel no seu quotidiano. Com o avanço das tecnologias, estes aparelhos deixam de ser meramente para comunicar através de chamadas e SMS e passam a ter várias funcionalidades, tais como: agenda, rádio, despertador, calculadora, relógio, internet, etc.
Assim sendo, não podemos negar o seu impacto na sociedade da actualidade, tal como refere um comentador do “the economist” de 9 de Outubro de 1999.
Análise objectiva do que foi observado:
O nosso grupo optou por escolher alguns locais públicos da cidade da Maia para realizar a observação do tema em estudo.
Assim, durante a nossa viagem de metro para o local onde iríamos realizar a observação, constatamos que a maioria das pessoas que viajavam connosco utilizava o telemóvel. Os adultos essencialmente efectuavam/atendiam telefonemas enquanto que as camadas mais jovens utilizavam o telemóvel de formas mais variadas, enviavam SMS, atendiam telefonemas e ainda