macs
1. Introdução:
No âmbito da disciplina de MACS foi-nos proposto a pedido professora Vitalina Cavaco, realizar um estudo estatístico.
O presente documento trata sobre a utilização dos telemóveis pelas camadas jovens da Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia. No total, foram inquiridos 30 alunos (10 de cada ano).
Para realizá-lo, utilizámos o processo de amostragem estratificada (a população é dividida em estratos, de acordo com as variáveis em estudo, e de cada um destes, extrai-se aleatoriamente uma amostra).
Escolhemos esta temática visto que atualmente, o telemóvel é uma ferramenta indispensável no dia-a-dia de toda a comunidade em geral, principalmente dos estudantes de que os faz ser dependentes.
Os inquéritos focaram-se essencialmente nas questões de utilização dos telemóveis por parte dos alunos, e também sobre o nível de satisfação em relação à operadora utilizada.
Ao longo de todo o nosso trabalho, iremos apresentar as principais conclusões de resposta.
2. Principais resultados obtidos:
Nesta secção, analisam-se os principais resultados obtidos nas várias perguntas.
2.1 Pergunta: “Quantos telemóveis utilizas (quantos cartões SIM usas)?”
Figura 2.1. Número de telemóveis utilizados
Os resultados obtidos nesta pergunta são os expectáveis, visto que todos os alunos referiram ter telemóvel, à exceção de um. De salientar também a já elevada percentagem de jovens com mais do que um aparelho (12 casos em 30). Estes números vão ter, naturalmente, repercussões na elevada utilização que os jovens fazem do telemóvel. A grande maioria dos alunos (17) inquiridos respondeu que só possuía um telemóvel.
2.2 Pergunta: “Usas o telemóvel para? (podes assinalar várias opções):”
Figura 2.2. Serviços utilizados pelos jovens com o seu telemóvel.
Nesta pergunta, o objetivo era saber quais os serviços que os jovens utilizam mais