Indústria petroquimica
A cadeia de produção petroquímica utiliza matérias-primas derivadas do petróleo e do gás natural para a obtenção de intermediários e resinas termoplásticas, principais produtos petroquímicos de uso industrial, em termos de volumes de produção e faturamento.
Área de atuação
Atua no setor químico e petroquímico, produz resinas termoplásticas como polietileno (PE), polipropileno (PP), e policloreto de vanila (PVC), além de insumos químicos básicos como, eteno, propeno, butadieno, benzeno, tolueno, cloro, soda e solventes, entre outros.
Produtos Fabricados
POLIETILENO
Produto utilizado na fabricação de sacolas, filmes e embalagens para a indústria de alimentos, higiene pessoal e doméstica.
São diversos tipos: alta densidade, baixa densidade, linear de baixa densidade e ultra-alto peso molecular.
POLIPROPILENO
Produtos desenhados para aplicação em embalagens flexíveis e rígidas, assim como em utensílios domésticos, tampas plásticas, brinquedos, componentes automotivos, eletrodomésticos, entre outros.
PVC
O PVC ocupa lugar de destaque entre os materiais plásticos presentes no nosso cotidiano, sendo amplamente utilizado na construção civil na forma de tubos e conexões, janelas, portas, pisos, forros e telhas. Também possui aplicação em produtos médico-hospitalares, como bolsas de soro e sangue, e na agricultura na forma de silos-bolsa, galpões e tubos de irrigação. No dia a dia, pode ser encontrado nos calçados, no vestuário e em produtos de esporte e lazer.
QUÍMICOS E PETROQUÍMICOS
Eteno, propeno, butadieno, benzeno, tolueno e xilenos são exemplos de produtos fabricados pela Braskem e essenciais para a indústria química em geral.
Tais produtos fazem parte do processo produtivo de plásticos, tintas acrílicas e látex, fios e fibras para agasalhos, espumas flexíveis utilizadas em colchões e travesseiros, espumas rígidas, pneus, esteiras rolantes, luvas médicas, mangueiras de combustíveis entre muitas outras aplicações.