CURSO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
CURSO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
MAUÁ- SP
2013
PROJETO
PARTICIPAÇÃO COM RESPONSABILIDADE NO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
1- JUSTIFICATIVA DO PROJETO
A escola é a instituição na qual a sociedade deposita sua confiança e centraliza suas expectativas educacionais, onde se espera, através das atividades e ações de professores, gestores e funcionários o início do processo de formação e transformação da criança, do adolescente e do adulto, o desenvolvimento do ser humano em ser participante e atuante como cidadão na sociedade em que está inserido, seja no âmbito cultural, científico, artístico ou do mercado de trabalho.
Segundo a Constituição Brasileira e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação deve oferecer igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, inspirada nos princípios de liberdade de aprender, no pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas e nos ideais de solidariedade humana. Quando a escola baseia-se nestes princípios, a finalidade da educação, que é o pleno desenvolvimento do educando e seu preparo para cidadania e qualificação para o mercado de trabalho é alcançado.
O Governo Federal e o Poder Público, buscando atender a tais anseios, vem implementando, em todos os níveis da administração, medidas visando à transformação do sistema educacional em um conjunto de instituições democráticas capazes de gerar a inclusão social e de promover a aprendizagem bem sucedida da população escolarizada.
O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) é um dos mecanismos do FNDE, que repassa incentivos financeiros às escolas, cabendo seu destino e aplicabilidade dentro das unidades escolares. Assim, este projeto objetiva o uso com responsabilidade destes recursos que somados às estratégias e Planos Políticos Pedagógicos da escola, auxiliem de fato a transformação e melhoria na