Industria petroquímica
1)Introdução
a) Definição de Petroquímica
b) A Indústria Petroquímica no Brasil
2) Descrição das Principais Industrias Petroquímicas Brasileiras a) Brasken S.A.
a.1) Localização geográfica e razão social
a.2) Histórico
a.3) Mercado atendido e logística
b) Petroquímica União(PQU)
c) COMPERJ
c.1) Localização geográfica e razão social
c.2) Histórico
c.3) Mercado atendido e logística
c) Copesul
3) Bibliografia
1)Introdução
a) Definição de Petroquímica
A indústria petroquímica é uma subdivisão da indústria química. Ela utiliza a nafta (derivado do petróleo, obtido através do refino) ou gás natural, como matéria-prima básica.
A Indústria Petroquímica de bases parte da nafta, através de uma serie de processos químicos, produz um grande numero de compostos orgânicos de estrutura simples acenos, dienos, aromáticos e outros; que são, a seguir, utilizados pelas indústrias de transformação, na obtenção de produtos orgânicos de largo uso industrial como plásticos, borrachas, corantes e outros.
Com a nafta, podem ser obtidos produtos de primeira e segunda geração. A partir de um processo chamado craqueamento, a nafta é decomposta e gera eteno, propeno e aromáticos. Estes produtos de primeira geração são utilizados na produção de resinas, que compõem a segunda geração.
Produtos como batom, chiclete, plástico, tintas, resinas e velas contêm derivados de petróleo, como parafina e nafta, em sua composição, os quais são gerados em indústrias de 3ª geração, as quais usam matérias primas provenientes de indústrias de 2ª geração, tais matérias primas são geradas a partir de insumos da indústria de 1ª geração (Indústrias Petroquímicas). A parafina, por exemplo, faz parte de produtos como cera, cosméticos, embalagens, fósforos, impermeabilizantes e tecidos.
Abaixo uma figura exemplificando a cadeia petroquímica. Figura 1: Cadeia Petroquímica
d) A Indústria Petroquímica no Brasil
A