A indústria petroquímica
Instituto de Química
Características e Composição do Petróleo e Polos Petroquímicos
Gabriel Fernando
Gabriella Aloise
Jacinta Rodrigues
Jehorgyelly Nunes
Miguel Alt
Natalia Senju
Uberlândia, Agosto de 2013
1. Definição de Petróleo e suas propriedades
Petróleo: Palavra originada do Latim Petra (pedra) + Oleum (óleo).
O petróleo bruto é uma complexa mistura líquida de compostos orgânicos e inorgânicos em que predominam os hidrocarbonetos, desde os alcanos mais simples até os aromáticos mais complexos.
De acordo com a ASTM - American Society for Testing and Materials: “O petróleo é uma mistura de ocorrência natural, consistindo predominantemente de hidrocarbonetos e derivados orgânicos sulfurados, nitrogenados e/ou oxigenados, o qual é, ou pode ser, removido da terra no estado líquido”.
O petróleo é encontrado em muitos lugares da crosta terrestre e em grandes quantidades, e desse modo o seu processo de formação deve ser espontâneo.
Trata-se de uma mistura inflamável, de coloração variável entre amarela e preta, encontrada nas rochas de bacias sedimentares e originada da decomposição da matéria orgânica depositada no fundo de mares e lagos que sofreu transformações químicas pela ação de temperatura, pressão, pouca oxigenação e bactérias.
Tais transformações prosseguem em maior ou menor grau até o momento da descoberta da jazida e extração do petróleo nela contido. Dessa forma, é virtualmente impossível a obtenção de amostras de petróleo com a mesma composição química, até mesmo em um mesmo campo produtor.
Figura 1. Obtenção do petróleo a partir da decomposição orgânica
Figura 2. Formação do petróleo
Quase todos os petróleos conhecidos mostram atividade ótica, sendo a maioria dextrógira. Consequentemente, ele deve ser oriundo de organismos vivos, pois apenas estes são oticamente ativos.
No petróleo bruto estão presentes compostos que se decompõem acima de 200°C, dos quais a porfirina