Marketing em pequenas empresas: o caso da empresa moveleira
A concepção do marketing constitui um importante fator de diferenciação e que ira contribuir fortemente para produzir na empresa uma vantagem competitiva. O crescimento e o desenvolvimento das organizações estão intimamente ligados ao seu potencial de adquirir vantagem competitiva, e este aspecto pode ser determinante na sobrevivência das pequenas empresas (TOALDO e LUCE, 2006). Nesse sentido, o marketing traduz a importância relativa às empresas, tendo componentes intrínsecos importantes e de valor simbólico. Assim, o marketing não deve ser entendido como um componente que somente gera receita, mas que também fixa e atrai novos clientes.
Seguindo esse raciocínio, este trabalho foi realizado em uma pequena empresa do ramo de moveis planejados localizada na região de Belo Horizonte- MG. A escolha desta organização deve-se ao fato de ela ser uma empresa de pequeno porte, que apresenta um corpo de funcionários consideravelmente pequeno e uma gestão com pouca ou nenhuma orientação para os processos do marketing.
Com base na bibliografia estudada na disciplina de Metodologia de pesquisa em administração I e nas aulas expositivas, será apresentada uma pergunta de pesquisa, bem como uma linha filosófica pertinente atrelada a uma metodologia.
É evidente a contribuição que as grandes empresas oferecem as economias de países industrializados, contudo tem sido cada vez mais crescente a participação das pequenas e medias empresas nestas economias O caso do Japão descrito por (CARDOSO,1982) ilustra bem este fato,no pais as pequenas empresas a partir de 1969 foram responsáveis por 50% de todas as exportações alem de empregar 56% de toda mão-de-obra disponível no pais.Outro exemplo da importância das pequenas empresas é na Alemanha que segundo (IVAN DUTRA,1984) 96% das empresas do setor industrial pertenciam a microempresas,ainda segundo