Negociação ganha -ganha
AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO MÁQUINAS
Uma reflexão sobre a metáfora aplicada ao setor moveleiro mineiro
BELO HORIZONTE, AGOSTO DE 2003
ROSELUCI JARDIM RAMOS MAFIA
AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO MÁQUINAS - Uma reflexão sobre a metáfora aplicada ao setor moveleiro mineiro
Artigo apresentado à disciplina Teoria das Organizações, no Mestrado Profissional em Administração, da Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo, sob a orientação do Prof. Dr. Domingos Giroletti.
Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo
“Vivemos num mundo que está tornando-se crescentemente complexo. Infelizmente, os nossos estilos de pensamentos raramente acompanham essa complexidade. Freqüentemente, terminamos por nos persuadir de que tudo é mais simples que realmente é, lidando com a complexidade de forma a presumir que ela realmente não exista. Isso fica muito evidente pelo modo como modismos dominam as abordagens para a análise organizacional e resolução de problemas, caracterizando um interesse em um tipo de solução ou conjunto de técnicas que rapidamente dão lugar a outras.”
(MORGAN:2000).
AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO MÁQUINAS
Uma reflexão sobre a metáfora aplicada ao setor moveleiro mineiro
Resumo A partir da leitura do Capítulo 1º do Livro “Imagens da Organização”, de Gareth Morgan, procura-se abordar a realidade das indústrias moveleiras mineiras, mais precisamente as micro e pequenas, que perfazem quase 95% do total das as existentes no estado de Minas Gerais. Com o apoio de pesquisas realizadas por instituições de apoio à indústria e órgãos de representação de classe, são apresentados dados que ajudam a analisar a realidade do segmento analisado – mais presentemente as atitudes tayloristas adotadas no setor – tendo como pano de fundo a abordagem mecanicista metaforizada por Morgan.
Introdução Segundo Morgan, em seu livro Imagens da Organização, as máquinas agora influenciam virtualmente cada aspecto da existência humana, pois