Cinética química
[pic]
Cinética Química e Equilíbrio Químico
Diogo Albert Chaves
32T5
São Leopoldo, 25 de novembro de 2010.
QUESTÕES:
I. Conceitue cinética química. Como é medida? II. Quais os fatores que influenciam a velocidade de reação química? Explique cada um deles. III. O que é energia de ativação? Cite um exemplo. IV. Como o uso de catalisadores influencia na velocidade de reação química? V. Conceitue o equilíbrio químico. Quanto ele ocorre? VI. Quais os fatores que determinam o despontamento do equilíbrio químico? Explique cada um deles. VII. Explique o que é pH e pOH. Como são determinados?
VIII. O que são indicadores? Cite 2 exemplos e explique o seu funcionamento. IX. Apresente um esquema para escala de pH e explique seu funcionamento. X. Apresente 3 apresentações práticas, em nosso dia-a-dia para assuntos abortados no trabalho.
RESPOSTAS:
a. Energia associada ao movimento de um corpo depende da massa e da velocidade, que é medida através de reações químicas num tubo de vidro cerca de 1 m de comprimento, aberto nas duas extremidades, é fixado em um suporte na posição horizontal; com ajuda de cronômetro. b. Influencia da natureza dos reagentes: a idéia de que as reações que envolvem a quebra de muitas ligações são lentas e os que envolvem a quebra de poucas ligações são rápidos é útil na previsão da velocidade de uma reação. Mas, como em outros fatores interferem na rapidez, apenas com estudo experimental obtemos informações sobre sua velocidade. Influencia da concentração: a maneira pela qual a concentração dos reagentes interfere na rapidez de uma reação deve ser determinada experimentalmente, pois cada reação tem sua rapidez alterada de maneiras diferentes. Influencia da temperatura: quando a temperatura de um sistema em reação aumenta, a energia cinética média das partículas