bioquimica
CURSO DE ENFERMAGEM
IDENTIFICAÇÃO DO PH DE SOLUÇÕES DESCONHECIDAS
EMILY OLIVEIRA ROCHA
Salvador
2013.1
EMILY OLIVEIRA ROCHA
IDENTIFICAÇÃO DO PH DE SOLUÇÕES DESCONHECIDAS
Trabalho apresentado à professora Cláudia Borges da disciplina de Bioquímica da turma C, turno matutino do curso de Enfermagem.
Salvador
2013.1
SUMÁRIO
1. Introdução ....…………………………...…………………………………… 04
2. Material/ Métodos .................................................................................. 06
3. Resultados ...…………………………...…………………………………… 07
4. Discussão ......………………………...……………………………………. 08
5. Conclusão ...……………………...…………………………………………. 10
6. Referências …………………..……...……………………………………... 11
1. INTRODUÇÃO
Nos dias 19/03, 26/03 e 02/04, a turma do primeiro semestre de enfermagem, do ano de 2013, foi ao laboratório de Bioquímica para realizar aulas práticas a fim de ser obtido um melhor entendimento do assunto sobre pH, este também foi passado em sala de aula de forma teórica.
Na primeira aula, a professora Cláudia Borges apresentou o laborátorio e todos os aparelhos e instrumentos que seriam utilizados durante o curso. Ela também explicou algumas normas de segurança, esta também nos foram apresentadas em sala de aula.
Na segunda aula demos ínicio a prática sobre pH. Sabe-se que o potencial hidrogeniônico (pH) consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. O pH é classificado de acordo com a concentração de íons hidrogênios (H+) ou de íons hidroxila (OH-). Os valores do pH variam entre zero e quatorze. De zero a sete o pH é classificado com ácido, pois soluções com esses valores concentram maior quantidade de íons hidrogênios (H+). Soluções que apresentam pH sete, são chamadas de soluções neutras. Nestas soluções há o equilíbrio, e com isso a estabilidades dos átomos da solução, entre os íons hidrogênios (H+) e os