Orientação Profissional: relato de uma experiência com alunos do 3º ano do Ensino Médio de escola particular
Introdução
O que pretendo aqui é fazer um relato da experiência realizada a partir dos instrumentos adquiridos através do curso do Ciclo CEAP.
Foi montado um projeto de intervenção em orientação profissional cujo alvo foi o 3º ano de um colégio da rede particular de ensino, de idade entre 17 e 18 anos.
A proposta
A proposta da Orientação Profissional foi de oferecer encontros semanais durante um quatro meses com o objetivo de facilitar o momento da escolha ao jovem, auxiliando-o a compreender sua situação específica de vida, na qual estão incluídos aspectos pessoais, familiares e sociais. É a partir dessa compreensão que ele terá mais condições de definir qual a melhor escolha – a escolha possível – no seu projeto de vida.
A adesão
A adesão dos alunos ao projeto foi de quase 100% da turma. A princípio, apresentaram receio quanto aos diversos encontros em que teriam que comparecer. Todavia, a sensibilização e conscientização sobre a importância da orientação foram significativas para a adesão dos alunos, pautada numa boa explicação do sentido e significado do programa apresentado. Essa etapa inicial foi fundamental, pois sabe-se que o jovem encontra-se em busca de sentido para suas indagações e, portando, para uma boa aceitação a qualquer atividade lhe oferecida é importante que seja pautada de sentido.
Foram realizadas visitas em sala de aula com o objetivo de sensibilizar para a importância da Orientação, foram enviadas autorização para os pais para que seus filhos pudessem participassem do projeto. Foi enviada, anexada junto à autorização, uma breve explicação para os pais sobre o projeto. Um total de trinta alunos aderiu ao mesmo. Dois grupos de 15 alunos foram formados.
Os encontros
O primeiro encontro priorizou um contrato verbal segundo o qual seriam pautados os encontros seguintes. Dentre os combinados, estiveram: permissão de