Resumo capitular Vidas Secas- Graciliano Ramos
Cap 1- A história começa com a família passando fome e sede, fugindo da seca que devasta o nordeste. Então acham uma casa, na qual os donos abandonaram por causa da seca. Invadem a casa. Chove.
Cap 2- A família esta na casa abandonada quando os donos retornam a moradia. Fabiano e sua família podem ficar na casa, porém como empregados.Fabiano vira um vaqueiro e ama a profissão, já o patrão dele nunca fica na fazenda, e quando vai é só para reclamar.
Cap3- Fabiano sai para comprar suprimentos para a casa, depois se envolve em um jogo, onde é trapaceado e preso. Na cadeia, percebe que, quem o sustenta é a Sinha Vitória, seus dois filhos e Baleia, a cachorra.
Cap4-Sinha Vitória faz muitas coisas na fazenda, ela e Fabiano dormem em uma cama de varal, ela quer muito uma cama normal, de couro, como todo mundo. Tenta economizar ao maximo para conseguir comprar, mas não consegue, as crianças brincam peladas, ela não tem chinelo e eles não usam querosene.
Cap 5- O filho mais novo admira muito o Fabiano, considera-o um líder, um exemplo e quando crescer planeja ser igual a ele. Ele o observa trabalhando, quando planeja imita-lo, é derrubado pelo animal e seu irmão ri muito.
Cap 6-O filho mais velho de Fabiano nunca recebeu um carinho de nenhum dos pais,nem informações então um dia ouve falar em inferno e vai interrogar os pais sobre o assunto, a mãe fala somente que é um lugar ruim e o pai não responde nada, só o manda sair. O único amigo dele é a cachorra, Baleia, que parece entendê-lo.
Cap 7- O inverno chega com uma grande tempestade que ajuda muito a fazenda. Animais morrem, mas Fabiano acha isso bom, pois é chuva e a plantação vai crescer bem.
Cap 8-Acontece um dia depois de Fabiano ser preso. Ele e a família vão com roupas novas para a festa de natal da cidade. É muito cheio, com muitas luzes e as crianças acham tudo aquilo muito fantástico e diferente. Vão para uma missa. Depois Fabiano bebe muito e fica bêbado, dorme na rua, os dois meninos