Engenharia Civil
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
INTRODUÇÇÃO À ENGENHARIA
PROF.(A): VIRGIANE MÉLO
TINTAS E SUAS APLICAÇÕES
HEISENBERG SOARES
LUCAS ALVES
DANNILO OLIVEIRA
DANILO RANGEL
GEORGE LINS
ADO AUGUSTO
João Pessoa, 25 de Novembro de 2013
Sumário
1) INTRODUÇÃO
2) DEFINIÇÃO
3) FUNÇÕES DA PINTURA
4) COMPOSIÇÃO DAS TINTAS
5) TIPOS DE TINTA
6) PROCESSO DE FABRICAÇÃO
7) PATOLOGIAS DAS TINTAS
8) PREPARO DA SUPERFÍCIE
9) SISTEMAS DE PINTURA
10) MÉTODOS DE ENSAIO
11) INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS EMBALAGENS
12) EQUIPAMENTOS PARA SERVIÇO DE PINTURA
13) PRINCIPAIS FABRICANTES
14) CURIOSIDADES
15) TINTAS SUSTENTÁVEIS
1) INTRODUÇÃO
Na construção civil, a pintura representa uma operação de grande importância, uma vez que as áreas pintadas são, normalmente, muito extensas, implicando num alto custo. Há uma tendência natural em considerar a pintura uma operação de decoração, porém, além de decorar e proteger o substrato, a tinta pode oferecer melhor higienização dos ambientes, servindo também para sinalizar, identificar, isolar termicamente e controlar luminosidade.
A má especificação do tipo de tinta e escolha inadequada da cor traz problemas que exigem retrabalho. É possível se evitar patologias, desperdícios e insatisfação do cliente com uma boa especificação e aplicação adequada de cada tipo de tinta.
2) DEFINIÇÃO
Tinta é um composto na forma líquida, aquosa ou em gel, que quando aplicado sobre uma superfície, forma um filme transparente ou opaco, aderente ao substrato e flexível, com finalidade de proteger e decorar a superfície.
3) FUNÇÕES DA PINTURA
- A proteção da base: No caso de corrosão metálica, a tinta é usada para proteger as estruturas da corrosão de agentes químicos ou atmosféricos, prolongado a durabilidade do material e minimizando os prejuízos e custo. Esse tipo de tinta e chamada de anticorrosiva e usada em estruturas metálicas como