Biologia
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA 3 – PREPARO DE SOLUÇÕES E MÉTODOS DE MEDIÇÃO DE PH
PROFa. BRUNA GAZZONI
Londrina
2013
I – INTRODUÇÃO
As medições de pH estão entre as grandezas químicas mais importantes e mais determinadas nos processos químicos por estar diretamente relacionadas com química da água e da vida.
O pH ou potencial de hidrogênio iônico é um índice que indica a acidez, neutralidade oualcalinidade de um meio. O "p" deriva do alemão potenz, que significa poder de concentração, e o "H" é para o íon de hidrogénio (H+). Sua grandeza é definida como sendo igual ao logaritmo negativo da atividade do íon hidrogênio (pH = -log aH+).
A escala de pH varia entre 0 e 14, sendo o valor médio, o 7, correspondente a soluções neutras. Para valores superiores a 7 as soluções são consideradas básicas, e para valores inferiores a 7, serão ácidas.
Existem alguns métodos de medição de pH. No presente trabalho, foram utilizados dois: o pHmetro (também conhecido como potenciômetro) e os indicadores de pH (indicadores de coloração). Para estes, foram utilizados azul de timol, timolftaleína, amarelo de alizarina, vermelho de fenol e azul de brotimol.
O pHmetro consiste em um eletrodo acoplado a um potenciômetro. Seu medidor é um milivoltímetro com uma escala que converte o valor de potencial do eletrodo em unidades de pH. Essa é uma determinação direta. Indiretamente, o pH pode ser determinado pela adição e um Indicador de pH na solução em análise. São ácidos orgânicos fracos que possuem a propriedade de mudar de cor de acordo com a variação de pH da solução.
O pHmetro faz medições bem mais precisas do que as resultantes dos indicadores de pH, que dependem muito da subjetividade de quem analisa as colorações alcançadas. As maiores precisões e acuracidades possíveis em determinações de pH, da ordem de +/- 0,002 pH na faixa de pH 0 à 14, são obtidas com o pHmetro.
II