Antígona - aspectos relevantes na fala de Hemon, bem como, na postura do corifeu sobre a importância da democracia no cenário político da antiguidade e no contemporâneo.
-O conceito de Democracia
Didaticamente, classifica-se a democracia em: direta, representativa ou indireta e semidireta ou mista (também denominada plebiscitária): Democracia direta é aquela em que o povo exerce, por si, os poderes governamentais. Não há outorga de mandato do povo aos parlamentares e representantes políticos, e as funções políticas são geridas e desenvolvidas pelos próprios detentores do direito de votar. Democracia indireta ou representativa é o tipo mais utilizado e é entendida como aquela em que o povo escolhe os seus representantes para gerir as funções de governo e decidir em seu nome. Democracia semidireta ou mista ou participativa é a junção da democracia representativa com alguns institutos de participação direta do povo.
°°° (O conceito acima diz respeito a nossa democracia contemporânea)
°°°( Na época retratada em Antígona a vontade do estado se confunde com a vontade do rei)
Lembrar de falar tambem a importancia da democracia no cenário político da antiguidade e no contemporâneo de acordo com a postura de corifeu!( ler o livro por favor! Isso precisa de contextualização!
Tirania(Antígona)( aqui vocês deverão lembrar que é a obra que retrata a tirania ( relacione com o rei), não colocarei no slide o nome da obra com está acima.
Ressaltar que o rei em Antígona era tirano
Esse modelo de estado trazia injustiça. Ex: a punição de Antígona; por ter enterrado seu irmão.
Explicação:
Abuso de poder
Inflexibilidade (palavra única, não voltava atrás em nenhuma decisão que tomasse)
Esse modelo de estado não satisfazia o povo, apenas satisfazia o rei.
°°°( Na época retratada em Antígona a vontade do estado se confunde com a vontade do rei)
Hemon:
1.Não é assim que se expressa o pensamento