Analisadores de gases
2.1- Analisadores de Gases por Condutibilidade Térmica
O analisador por condutibilidade térmica é um instrumento analítico industrial, que permite determinar a concentração de um gás em uma mistura gasosa.
A condutibilidade térmica de um gás é uma grandeza física específica dele. De modo que, quando uma mistura gasosa for composta de dois componentes, pode-se conhecer a concentração de cada um dos componentes através dessa propriedade.
A idéia de usar a condutibilidade térmica dos gases para fins de determinação de um componente em uma mistura foi sugerida, pela primeira vez, em 1880, por
LEON SOMZEE. Entretanto, o primeiro instrumento pratico só foi construído em
1908 pelo físico KOEPSA. Este instrumento determinava a concentração do hidrogênio em uma mistura gasosa. A partir desta data, foram desenvolvidos vários tipos de analisadores baseados neste princípio, que são atualmente usado largamente para medição e controle em processos industriais. Esta frequência se deve, principalmente, a sua simplicidade de operação que resulta em baixo preço e alta confiabilidade operacional.
2.1.1 - Condutibilidade Térmica dos gases:
(1)Conceito
A figura 1 representa um cubo cheio de gás, tendo duas superfícies opostas mantidas em temperaturas diferentes.
A quantidade de calor, Q, que atravessa o cubo na unidade de tempo T, entre as duas superfícies, depende dos seguintes fatores:
- diferença de temperatura entre as duas superfícies: t1 - t2;
- áreas das superfícies S;
- distância entre as superfícies -
- condutibilidade térmica do gás - K.
3 - ANALISADOR DE LÍQUIDOS
3.1 - Medidor de pH
3.1.1 - Definição de pH
"pH é um índice que representa o grau de alcalinidade ou de acidez de uma solução". A medição de pH pode ser dividida de um modo geral em dois métodos:
Método de medida elétrica e método de medida pela comparação de cor.
Na área industrial utiliza-se o método de medição elétrica devido a sua