Instrumentação industrial
NOME: LYDIANE CAVALCANTE CALHEIROS DE MELO
ASSUNTO: ANALISADORES
CAPTAÇÃO DA AMOSTRA
Equipamento pouco sofisticado de operação automática, com a finalidade de retirar, continuamente do processo, amostras, enviando-as, após preparação, ao analisador. Os analisadores são construídos de modo a receberem uma amostra dentro de certas condições padronizadas de pressão, temperatura, umidade, particulados e corrosividade. As condições da amostra dentro do processo fogem geralmente dos padrões estabelecidos para o analisador. O sistema de amostragem age como elo de ligação entre o processo e o analisador, transformando uma amostra inicialmente imprópria para análise em uma amostra representativa e perfeitamente mensurável. Devido à infinidade de processos existentes nas industrias, existe conseqüentemente, uma variedade de sistemas de amostragem, cada qual adaptada às condições peculiares da amostra a ser analisada.
Normalmente existe uma tendência de relegar o sistema de amostragem a um plano secundário de importância durante a instalação do analisador. Este fato implica na existência de uma serie de problemas que são atribuídos aos analisadores sendo, na verdade, provenientes da aplicação inadequada do sistema de amostragem. O sucesso da operação de um sistema de análise, no seu todo, está na operação adequada e perfeita do seu sistema de amostragem e do analisador. O sistema de amostragem deve fornecer continuamente ao analisador, uma amostra limpa e representativa, no tocante às características a serem analisadas.
SONDA DE EXTRAÇÃO DA AMOSTRA
A sonda de extração utiliza um filtro de inércia para separar uma amostra de partículas livres em fase de vapor, enquanto minimiza as interações com cinzas volantes, o que pode causar artefatos de amostragem. Todos os componentes que estão expostos a gás de amostra são revestidos de vidro para evitar reações com mercúrio. A sonda incorpora um conjunto de diluição e os gases de