direito civil 3
Inserido no contexto de viagens interplanetárias, o mais novo racismo é abordado no contexto do filme, o gênico. Além de todos os que a sociedade já prega, o racismo gênico é abordado no filme como um divisor de águas, o qual vai definir se uma pessoa é digna ou não de vir a se tornar algo ou alguém na vida, pois isto estaria “escrito” em sua cadeia genética.
Portanto, para atingir a perfeição, e ser considerado um cidadão “Válido”, as personagens ou eram concebidas de modo artificial através dos laboratórios ou, recorriam a práticas de utilização de meios escusos e clandestinos como, os chamados “piratas genéticos”. E esse é o caso do personagem Vicent. Para conseguir entrar na Corporação Gattaca, Vicent clona os registros genéticos de Jerome Morrow, um ex-atleta medalha de prata em natação que se acidentou e perdeu a mobilidade das pernas.
O curioso, é perceber que o próprio nome do filme já faz uma analogia a ciência gênica, pois seu nome, “Gattaca”, já é uma junção das enzimas formadoras da cadeia do DNA, sendo estas,