Analisadores De Gases
1.1 Analisadores de gases por condutibilidade térmica
O analisador por condutibilidade térmica é um instrumento analítico industrial, que permite determinar a concentração de um gás em uma mistura gasosa. A condutibilidade térmica é uma grandeza muito especifica de cada gás, de modo que se uma mistura for composta por dois componentes, é possível identificar a concentração de cada componente a partir dessa propriedade. A condutibilidade térmica dos gases, para determinação de um componente em uma mistura, foi sugerida em 1880 por Leon Somzee. No entanto, o primeiro instrumento pratico só foi desenvolvido em 1908 pelo físico Koepsa, onde o instrumento determinava a concentração de hidrogênio em uma mistura gasosa. A partir deste momento, utilizando o mesmo principio, foram desenvolvidos muitos outros instrumentos utilizados em larga escala nos processos industriais. A figura abaixo apresenta o conceito básico de condutibilidade térmica de um gás, tratando-se de um cubo cheio de gás, com duas superfícies opostas com temperaturas diferentes.
A quantidade de calor, Q, que atravessa o cubo na unidade de tempo T, entre as duas superfícies, depende dos seguintes fatores:
– diferença de temperatura entre as duas superfícies: t1 – t2;
– áreas das superfícies S;
– distância entre as superfícies – D;
– condutibilidade térmica do gás – K.
1.2 Analisadores por absorção de raios infravermelhos O analisador por absorção de raios infravermelhos é um instrumento analítico, que permite analisar quantitativamente de um dos componentes em uma mistura com dois ou mais gases. O principio de analise por este método, trata-se da condição de que a molécula de um determinado gás absorve o raio infravermelho e analisa continuamente a variação da concentração de um componente presente na mistura gasosa. Este princípio só é possível para um determinado gás a ser analisado, pois somente reagirá quando este estiver presente. Funcionamento do infravermelho