Medidas Gerais de Limpeza e Controle de Infec o
CONCEITO
Segundo Ministério da Saúde
“É a condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal, vegetal e o ambiente.”
Segundo a Fiocruz
“É a condição de medidas voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades laboratoriais de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços que podem comprometer a saúde humana, dos animais, do meio ambiente e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.”
INFECÇÃO
Infecção: penetração, alojamento, multiplicação e desenvolve-mento de microorganismos patogênicos no corpo de um hospedeiro, provocando reações orgânicas patológicas.
Infecção hospitalar: é aquela adquirida após a internação, ou mesmo após a alta, quando for possível relacioná-las com a internação ou procedimentos hospitalares.
Também são consideradas aquelas que se manifestam 72 horas após internação, estando relacionadas a procedimentos diagnósticos e/ou terapêuticos.
TERMOS GERAIS
Colonização: Aumento numérico de microorganismos, sem causar reação fisiológica.
Período de Incubação: Intervalo de tempo entre o inicio da infecção e o aparecimento do primeiro sintoma ou sinal da doença.
NOÇÕES DE HIGIENE E PROFILAXIA
Higiene: É o aspecto mais importante da manutenção da saúde e está relacionada ao comportamento pessoal, familiar, coletivo, cultural. Também dependente de ações go-vernamentais.
Limpeza: Consiste na remoção de sujidade visível– orgânica e inorgânica, e por conseguinte na retirada de sua carga microbiana.
A limpeza e a higiene são, hoje, um diferencial nos serviços de saúde.
NOÇÕES DE HIGIENE E PROFILAXIA
Níveis de biossegurança;
Tipos de riscos;
Classificação das áreas;
Classificação de artigos;
Limpeza e desinfecção de áreas e superfícies;
Higiene corporal: degermação e antissepsia.
NÍVEIS DE