Infecções relacionadas a serviços de saúde
ORIENTAÇÃO PARA PÚBLICO EM GERAL
Conhecendo um pouco mais sobre infecção
INTRODUÇÃO
A problemática das Infecções Hospitalares ainda consiste em grande desafio para a saúde pública em todo o mundo. Estas infecções prolongam o tempo de internação, além de contribuir para o sofrimento vivenciado pelo paciente e seus familiares.
O termo infecções hospitalares vem sendo substituído nos últimos anos pelo termo Infecções Relacionados à Assistência à Saúde (IRAS). O hospital não é o único local onde se pode adquirir uma infecção, podendo existir o risco em procedimentos ambulatoriais, serviços de hemodiálise, casas de repouso para idosos, instituições para doentes crônicos, assistência domiciliar (“home care”) e clínicas odontológicas.
O que é IRAS?
Infecção Relacionada à Assistência a Saúde (IRAS) é qualquer infecção adquirida após a admissão do paciente no hospital. As IRAS também podem se manifestar durante a internação ou após a alta, as IRAS podem também ser relacionadas com procedimentos realizados em ambulatórios, consultórios e outras unidades de atendimento a saúde.
Além dos fatores relacionados ao paciente, outros fatores podem contribuir e aumentar a chance de adquirir infecções, como por exemplo, o tempo de permanência do paciente nos serviços de saúde (pois quanto maior o tempo de internação, maior o risco de se adquirir infecções), a necessidade de procedimentos invasivos (como o uso de sondas e cirurgias) e o uso excessivo de antibióticos.
Os sinais e sintomas são diversos, dependendo da localização da infecção. Febre (maior ou igual a 38ºC), tremores e calafrios podem ser sinais importantes de infecção. Em casos de cirurgia: vermelhidão, dor, abertura dos pontos ou saída de secreção ou líquido no local da cirurgia.
Como prevenir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde?
A transmissão de micro-organismos patogênicos, ou seja, micro-organismos capazes de produzirem doenças ocorrem na