Infec Es Do Sangue
[Digite o título do documento]
[Digite o subtítulo do documento]
Windows
[Escolha a data]
1-Introdução
Segundo Veiga e Padoveze (2003), infecção é uma doença que envolve microorganismos como fungos, bactérias, vírus e protozoários e que se inicia com a penetração do agente infeccioso no corpo do hospedeiro ocorrendo assim uma proliferação com conseqüente apresentação de sinais e sintomas que podem ser febre, dor local, alterações dos exames laboratoriais, debilidade entre outros. Podem em diversas localizações topográficas do indivíduo ou disseminar pela corrente sanguínea, porém, alguns patógenos têm preferência por determinadas regiões. Infecção é a resposta inflamatória provocada pela invasão ou presença de micro-organismos em tecidos orgânicos (SEEGMULLER ET AL. Apud Souza; MOZACHI, 2005, p. 153). Geralmente, as infecções são provocadas pela própria microbiota bacteriana humana que se desequilibra com os mecanismos de defesa anti-infecciosa em decorrência da doença, dos procedimentos invasivos e do contato com os microorganismos hospitalares ( Organização Mundial de Saúde, 2005).
Para que a infecção aconteça é necessária uma cadeia de eventos como organismo etiológico, reservatório, porta de saída do reservatório, modalidade de transmissão para o hospedeiro, hospedeiro suscetível e porta de entrada para o microorganismo. Os organismos etiológicos que provocam infecção são as bactérias, Rickettsiae, fungos, vírus, protozoários e helmintos.
Conforme cita Smeltzer e Bare (2005) a infecção pode ser transmitida de qualquer pessoa através do trato respiratório, trato gastrointestinal, trato geniturinário e pelo sangue.
A problemática das Infecções Hospitalares ainda consiste em grande desafio para a saúde pública em todo o mundo. Estas prolongam o tempo de internação, aumentam os custos hospitalares e as taxas de mortalidade, além de contribuir para o sofrimento vivenciado pelos pacientes e seus familiares.
O termo