Importancia do laboratorio nas instituições de saúde
SELMA GOMES FERREIRA
DOCENTE: ROBSON DE SOUSA RODRIGUES
BELEM/PA
2014
1 - RESUMO
A microbiologia pode ser dividida em bacteriologia, que estuda as bactérias, a virologia, que pesquisa os vírus e estuda os protozoários, as algas e os fungos.
Este artigo tem por objetivo abordar a história dos laboratórios de microbiologia e sua relação com as práticas de controle de infecção na saúde publica, além de identificar o papel do laboratório, dos profissionais de saúde e dos usuários dos serviços no controle das IH. No entanto, para alcançar esses objetivos, os laboratórios de microbiologia devem reconhecer a flora normal, ter uma estrutura capaz de fornecer informações dos resultados alcançados na amostra, estar atento aos contaminantes, manter uma educação médica contínua em relação aos aspectos da infecção hospitalar, identificar microrganismos com propósitos epidemiológicos, obter resultados rápido e eficaz em casos de emergência e realizar o transporte rápido das amostras.
Palavras chave: Infecção hospitalar; microbiologia; laboratório.
2 – INTRODUÇÃO
A área da saúde ocupa-se da produção integral de cuidados na saúde publica e privado através de bons profissionais e instituições.
Neste abordaremos sobre a importância dos laboratórios de microbiologia nas instituições de saúde que vão desde clínicas altamente equipadas e hospitais universitários com tecnologias avançadas.
Ainda falaremos nos cuidados hospitalares, no papel dos laboratórios na prevenção das infecções de saúde e nos vários fatores que favorecem a infecção como a depressão, baixa imunidade e técnicas invasivas que criam potenciais portas de entrada para a infecção.
As IRAS são um grave problema de saúde pública e se torna um desafio a ser enfrentado pelo poder público para as ações de prevenção e controle da mesma. A realidade de nossas