Resumo de parasitologia
Dípteros
Tabanidae • É uma família de dípteros da subordem Brachycera. Apenas as fêmeas são hematófagas.
São incômodas ao gado e ao homem. Importância médico -veterinária: os tabanídeos são vetores para bactérias, vírus, rickettsias, protozoários e vermes filarióides, causando no animal diversas doenças, tais como: anaplasmose, febre Q, tripanossomíases, filarioses, anemia infecciosa equina, dentre várias outras.
Historicamente, os tabanídeos têm preferência por animais de pelagem escura. Importância econômica: além da transmissão de patógenos, causam estresse e sangrias nos animais acometidos, interferem na alimentação, causando perda de peso e perda na produção de leite, pode provocar miíases e depreciaç ão do couro.
Nematocera • Sub-ordem onde se incluem os mosquitos, como o mosquito-palha, o Aedis aegypti, a mosca-de-banheiro, entre outros. São vetores de doenças como febre amarela, malária, dengue, encefalite, etc. Importância médico -veterinária: a mos ca-varejeira, a mosca -do-berne e a mosca -do-chifre.
Miíases • Classificação: as miíases podem ser classificadas em primária s e s ecundária s . Na primária a larva da mosca invade o tecido sadio e nele se desenvolve, essa infestação é também conhecida como be rne.
Já na miíase secundária a mosca coloca seus ovos em ulcerações na pele ou mucosas e as larvas se desenvolvem nos produtos da necrose tecidual. A miíase secundária ainda pode ser, além da cutânea, cavitária (na cavidade nasal, por exemplo) ou intestinal (com ingestão de alimento com as larvas).
Diagnóstico: clínico. Tratamento: oclusão do local com vaselina pastosa ou esmalte de unha, impedindo q ue a larva respire, e retirá-la com pinça. Usa -se também ivermectina para matar as larvas. Medidas de controle: combate às moscas e cobrir ferimentos abertos. Prejuízos diretos e indiretos: em geral, menor rendimento do rebanho, menor produção de leite, de svalorização do couro, estresse com