resumo parasitologia
1. Toxoplasmose
Agente Etiológico: Toxoplasma Gondii
Mecanismo de Infecção:
a) Gato, hospedeiro definitivo, ao defecar libera oocisto (esporozoíta) que contamina água, verduras, solo, animais. O homem ao ingerir verduras ou água com oocisto é então infectado passivamente por ingestão desses. No intestino, o esporozoíta invade o tecido e se converte em taquizoíta (cisto), caso o infectado possua sistema imune competente, ou em bradizoíta (pseudocisto), sistema imune deficiente. Os microrganismos de oocistos ou de pseudocistos penetram na mucosa intestinal, ganham os linfáticos e são disseminados por via sanguínea parasitando quaisquer células exceto as hemácias.
b) Ingestão de carne contaminada com pseudocisto ou cisto.
c) A mãe só transmite a toxoplasmose ao feto se sofrer a primo-infecção durante a gravidez, que é quando existirão os trofozoitos capazes de invadir a placenta.
Patogenia e Manifestações Clínicas:
a) Hipersensibilidade – ocorre aumento do número de plasmócitos e consequentemente aumento na liberação de imunoglobulinas que irão atacar retina e nervo óptico, já que esses são os locais com maior deposição de antígenos.
b) Imunodeprimidos – O sistema imunológico não contém a proliferação do parasita que estimula resposta inflamatória. Essa pode ser localizada ou generalizada. Ocorre degranulação de mastócitos por meio de Ige e liberação de histamina. Os sinais e sintomas são febre, mal-estar, dores musculares e articulares, em seu início. Esses casos acompanham-se de prostação, hepatite, esplenite, miocardite, meningite e encefalomielite.
c) Embriopatia – ocorre durante o primeiro trimestre de gestação. A infecção até o segundo mês provoca aborto. Do segundo ao terceiro mês, há a Tríade o Tetra de Sabin o feto nasce com macrocefalia, hidrocefalia, retardo mental e lesão ocular.
d) Fetopatia – infecção a partir do segundo trimestre de gestação. Feto assintomático, febre, adenopatia.
Confirmação Diagnóstica:
Reações